Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os golpes mais comuns aplicados via WhatsApp

Especialista explica como se prevenir e o que fazer caso a pessoa seja vítima de uma armadilha

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 26/04/2022 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os golpes mais comuns aplicados via WhatsApp. O entrevistado foi o gerente de projetos da Safernet Brasil, Guilherme Alves. 

Ele alertou os ouvintes sobre como funcionam os golpes da conta falsa (quando o golpista se passa por parente da vítima e pede dinheiro), da engenharia social (com mensagens enganosas e links de oferta de emprego ou promoções), das falsas transferências (quando a pessoa diz que fez um Pix por engano e pede que o valor seja devolvido) e da clonagem de contas (que acontece quando o golpista tem acesso ao código do WhatsApp da vítima).

Segundo Alves, o ideal é sempre tentar contato com o parente ou amigo por outro meio (que não seja só aquela mensagem suspeita), acessar a página oficial da empresa da suposta oferta de emprego e nunca passar informações, senhas ou códigos do celular sem ter certeza de quem será o receptor. 

Ele também deu orientações sobre como a vítima dos golpes deve proceder, desde o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.) até a tratativa com os bancos. 

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é da Juliana Maya.

Criado em 26/04/2022 - 18:36

Mais do programa