Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fiocruz coleta dados sobre realidade dos profissionais da saúde indígena

Questionários podem ser respondidos, de forma anônima, até o final de junho

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 05/04/2022 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre uma pesquisa que pretende coletar dados de trabalhadores da saúde indígena, no contexto da pandemia de covid-19. A entrevistada foi a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Helena Machado. 

Ela explicou que o estudo tem por objetivo levantar as condições de trabalho e identificar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais. Para isso, a pesquisa está aberta à participação de pajés, agentes indígenas de saúde, parteiras, barqueiros e outras categorias que lidam com a saúde indígena no dia a dia. Maria Helena Machado reforça que a participação é feita de forma totalmente anônima, sem a necessidade de nenhuma identificação de local de atuação ou qualquer outra coisa que possa indicar quem está respondendo ao questionário. 

Segundo ela, o trabalho é a continuação de uma série de levantamentos de dados de profissionais da saúde de todo o Brasil. O questionário pode ser respondido até o final de junho e poderá ser acessado aqui. A próxima etapa será uma pesquisa direcionada aos profissionais que atuam em comunidades quilombolas. 

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 05/04/2022 - 18:19

Mais do programa