O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre as dúvidas mais frequentes relacionadas à declaração do Imposto de Renda. O entrevistado foi o professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luiz Paulo Guedes.
Ele explicou que a primeira dúvida da maioria das pessoas é justamente sobre quem precisa e quem não precisa declarar. "É sempre importante ficar atento, porque anualmente a Receita Federal define os critérios de obrigatoriedade da declaração", aconselhou.
Neste ano são obrigados a elaborar e enviar a declaração todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. "Os rendimentos tributáveis são aqueles valores que você recebe, como, por exemplo, o salário."
Luiz Paulo Guedes falou ainda sobre a obrigatoriedade para o trabalhador informal (autônomo ou liberal) e detalhou casos específicos em que os isentos podem declarar para receber a restituição. Ele elencou, também, os principais erros cometidos na declaração que levam o contribuinte a cair na malha fina. Entre esses erros, estão os de digitação, a declaração de dependentes não reconhecidos pela justiça e a confusão com gastos médicos e de educação.
O prazo para entregar a declaração do imposto de renda termina 31 de maio.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.