O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre o livro "Um rio de receitas beiradeiras: afeto, resistência e sabedoria alimentar na Floresta Nacional de Caxiuanã – Pará". A entrevistada foi a coautora Mariana Inglez, que reuniu histórias e receitas de mulheres ribeirinhas dos municípios de Portel e Melgaço, no estado do Pará.
Mariana Inglez é doutoranda no Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e atua há mais de 10 anos nas áreas de Bioarqueologia e Bioantropologia. A publicação é resultado da pesquisa dela sobre a alimentação e transição nutricional na região.
No bate-papo, ela contou como foi o encontro com as mulheres coautoras do livro e de que forma as receitas passadas por elas representam cultura, afeto e resistência. Segundo a pesquisadora, a publicação mostra como a diversidade da culinária amazônica é uma potência nacional.
Ficou interessado (a)? Acesse aqui para baixar o livro.
E clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
![Capa do livro "Um rio de receitas beiradeiras: afeto, resistência e sabedoria alimentar na Floresta Nacional de Caxiuanã – Pará"/Capa do livro, resistência e sabedoria alimentar na Floresta Nacional de Caxiuanã – Pará Capa do livro "Um rio de receitas beiradeiras: afeto, resistência e sabedoria alimentar na Floresta Nacional de Caxiuanã – Pará"](https://imagens.ebc.com.br/7Mdy3NWwFBQw-FIp5ZMZO_swuNM=/365x0/smart/https://radios.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/foto_livro_culinaria.jpg)