Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga fala sobre saúde mental na gravidez e puerpério

Na entrevista, Ana Lucia Pandini falou mais sobre o baby blues, que são aqueles sentimentos de tristeza após o parto

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 06/05/2022 - 18:54

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os cuidados com a saúde mental durante a gravidez e o puerpério. A entrevistada foi a psicóloga, professora e supervisora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ana Lucia Pandini.

Ela explicou que a gravidez é um período que pode ser de imensa alegria, felicidade e satisfação para mulher e toda a família, mas também, como toda experiência humana, ela é também carregada de ambivalências, desafios e contradições.

“Importante as mulheres não se sentirem culpadas quando passam por alguns sentimentos de tristeza, de irritabilidade, de dúvidas em relação à gestação e também em relação à sua capacidade de saber cuidar do bebê e de ser uma boa mãe”, destaca a terapeuta. 

A psicóloga ressaltou a importância dos grupos e oficinas de grávidas com coordenação de psicólogos para troca de experiências e acolhimento das futuras mães.

Em relação ao puerpério, Ana Lucia Pandini falou do baby blues, que são aqueles sentimentos de tristeza e exaustão trazidos pelas alterações hormonais naturais do pós-parto. Segundo ela, é normal que esses sentimentos surjam nas primeiras três semanas após o nascimento do bebê e que desapareçam naturalmente. Caso isso não aconteça e esses sentimentos se intensifiquem, pode ocorrer a depressão pós-parto, com graves consequências, incluindo o suicídio. 

“É um quadro que exige atenção, cuidado e tratamento”, frisou a médica.

A especialista listou ainda alguns sinais de alerta para identificar essa depressão pós-parto e falou sobre tratamentos, redes de apoio e a importância da prevenção.

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 06/05/2022 - 18:58

Mais do programa