Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tireoide: saiba mais sobre a importância dessa glândula para o nosso corpo

Especialista explica os principais problemas causados pelo mau funcionamento da glândula

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 25/05/2022 - 16:09

No Dia Internacional da Tireoide, lembrado nesta quarta-feira (25), o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre essa glândula, que é tão essencial para o funcionamento do nosso corpo. O entrevistado foi o diretor do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Rafael Selbach Scheffel.

O médico falou sobre os hormônios produzidos pela tireoide e explicou quais os principais problemas relacionados à glândula. Ele elencou, ainda, alguns sinais que podem indicar uma disfunção no funcionamento da tireoide, entre eles: alterações de peso e no funcionamento do intestino, cansaço, pele seca, intolerância ao calor ou ao frio, palpitações e tremores. Como esses sintomas são inespecíficos, ele ressaltou a importância de buscar um endocrinologista para se chegar ao diagnóstico adequado. 

Scheffel também comentou o tema escolhido para a campanha deste ano do Dia Internacional da Tireoide: "Quando menos é mais". A campanha reforça que não sejam realizados, de forma rotineira, exames desnecessários.

"A gente só faz ultrassom de tireoide quando a gente tem alguma suspeita de que aquela pessoa tem algum nódulo que temos que avaliar. E isso passa muito pelo exame físico do paciente", ressaltou o especialista.

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Tags:  Tireoide

Criado em 25/05/2022 - 19:13

Mais do programa