O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre uma técnica, desenvolvida por pesquisadores brasileiros, que usa Inteligência Artificial para detectar a Doença de Chagas por meio de imagens de amostras de sangue obtidas pelo celular. O entrevistado foi o pesquisador do Hospital Albert Einstein, professor Helder Nakaya.
Ele explicou quais métodos são usados atualmente para o diagnóstico da doença, sendo que um deles corresponde à análise do sangue em microscópio, feita por profissional treinado.
O pesquisador contou que teve a ideia do projeto durante uma visita ao Instituto Evandro Chagas (IEC) em Belém, no Pará. Na oportunidade, um microscopista estava prestes a se aposentar e, com ele, seriam descartados aprendizados relevantes acumulados ao longo de anos. Foi quando Nakaya pensou em transformar todo conhecimento em algoritmos.
Segundo Helder, o objetivo desse novo método é identificar o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença, de forma mais acessível e barata.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.