O Tarde Nacional - Amazônia abordou os preconceitos em relação ao uso de remédios psiquiátricos. A entrevistada foi a médica psiquiatra e professora da Universidade Federal da Bahia, Miriam Gorender. Ela é pesquisadora em psiquiatria, psicanálise e saúde mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é Diretora Secretária Adjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Ela explicou por que é importante fazer uso de medicação quando prescrita por profissional psiquiatra e ressaltou que, ao contrário do que muitos pensam, os remédios, se bem administrados, fazem o paciente resgatar quem ele realmente é.
A médica relatou que o medo desse tipo de medicação acaba afastando as pessoas do consultório psiquiátrico e de um possível tratamento. Entre os receios mais frequentes, ela citou o medo da dependência, o medo de ficar dopado e o medo de perder a capacidade de se emocionar (o que, segundo a médica, pode acontecer caso a medicação não esteja adequada). Ela também falou sobre o período de adaptação necessário para que os remédios façam efeito, sobre a troca de medicamentos e sobre a necessidade de algumas pessoas de fazerem uso dos remédios de forma permanente.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.