Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Infectologista tira dúvidas sobre a varíola dos macacos

Especialista falou sobre sintomas, formas de contágio, grupos de risco, prevenção e tratamento

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 29/07/2022 - 15:30

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a varíola dos macacos nesta sexta-feira (29), dia em que o Brasil teve sua primeira confirmação de morte pela doença. A entrevistada foi a infectologista e professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (USP), Maria Isabel Moraes Pinto. 

A especialista falou sobre sintomas, formas de contágio, prevenção e tratamento da doença. Segundo ela, é fundamental que, ao aparecerem os primeiros sintomas (dor no corpo, mal estar e lesões), que a pessoa se isole e busque atendimento médico. 

A especialista contou ainda que a cepa do Monkeypox que circula no Brasil possui letalidade mais baixa, mas ressaltou que existem grupos de risco que podem ter complicações graves, como por exemplo pessoas com imunodeficiência, HIV positivas, pessoas com câncer e crianças (justamente por terem seu sistema imunológico imaturo).  

Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 29/07/2022 - 18:34

Mais do programa