Na semana passada, médicos americanos anunciaram a cura de um paciente HIV positivo. Este foi o quarto caso no mundo de cura da AIDS. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional - Amazônia conversou com o médico infectologista Rodrigo Molina. Ele é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
O especialista explicou que é correto falar em cura, já que houve a retirada total do vírus do corpo do paciente, e reforçou que cada avanço da ciência deve ser comemorado pela sociedade, mesmo que não represente imediatamente uma solução acessível à toda população.
O médico falou também sobre outros estudos brasileiros que têm se mostrado promissores, sobre os novos métodos de tratamentos contra a doença (incluindo medicamentos antirretrovirais injetáveis) e sobre a importância de a população buscar diagnóstico precoce.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.