O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a laqueadura, também chamada de ligadura de trompas. O procedimento é uma forma cirúrgica de contracepção. O entrevistado foi o ginecologista e presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Agnaldo Lopes da Silva Filho.
O médico explicou quais são os tipos de laqueadura, quanto tempo demora o procedimento e quais complicações podem acontecer. Ele também falou da eficácia do método e se é possível reverter em caso de arrependimento.
Agnaldo Lopes da Silva Filho comentou, ainda, as mudanças previstas no projeto de lei aprovado pelo Senado Federal, que reduz para 21 anos a idade mínima para realização de laqueadura e extingue a exigência da autorização do cônjuge. Na opinião dele, trata-se de um avanço, porque reforça e valoriza a autonomia das mulheres. No entanto, o médico lembra que, por se tratar de um método definitivo, é fundamental que cada mulher avalie se essa é a melhor alternativa junto ao seu ginecologista.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.