O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes com fins estéticos. O entrevistado foi o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Bruno Gualano.
Segundo ele, estudos estimam que, no Brasil, 33% dos praticantes de musculação façam uso de esteroides anabolizantes. O especialista também citou os inúmeros riscos dessa prática, entre eles: problemas no sistema nervoso central e no sistema cardíaco, masculinização das mulheres (com surgimento de pelos faciais, calvície, engrossamento da voz e hipertrofia do clitóris) e até o desenvolvimento de um câncer.
Na entrevista, ele esclareceu ainda o que são anabolizantes e falou sobre os chamados "chips da beleza".
De acordo com Gualano, a crítica não deve ser direcionada aos usuários, e sim aos profissionais da saúde que prescrevem esse tipo de substância com fins estéticos. O que pode, na avaliação do especialista, ser considerado uma "roleta russa", já que não é possível controlar os efeitos adversos.
Quer saber mais? Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.