O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre um estudo que apontou que anemia e fraqueza muscular em idosos aumentam o risco de morte. A entrevistada foi a fisioterapeuta Mariane Marques Luiz. Ela é doutoranda em fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integra o Grupo de Estudos em Epidemiologia e Envelhecimento da instituição.
Ela explicou como o estudo foi conduzido com mais de 5 mil idosos, que foram acompanhados por 10 anos. Com isso, a pesquisa pôde avaliar os impactos da anemia e da fraqueza muscular na saúde dos participantes, observando inclusive as diferenças entre homens e mulheres.
Segundo a pesquisadora, tanto a anemia quanto a fraqueza muscular são fatores que deixam a pessoa mais vulnerável, com risco de quedas e outras complicações. A fisioterapeuta deu dicas sobre como agir preventivamente, desde o início da vida adulta, e ressaltou a importância dos idosos buscarem o acompanhamento de especialistas ao perceberem alterações na saúde e na disposição.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.