O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre uma pesquisa que traçou o perfil dos profissionais da saúde que morreram por covid-19 no Brasil. A entrevistada foi a socióloga e pesquisadora da Fiocruz, Maria Helena Machado.
Ela comentou os principais recortes do estudo, entre eles o que aponta para um déficit de profissionais na Amazônia Legal durante a pandemia (situação que ficou ainda mais grave devido ao grande número de profissionais que vieram à óbito na região). Segundo a pesquisadora, o trabalho é um raio-x das duas grandes ondas de covid-19 no Brasil, o que evidenciou más condições de trabalho, falta de equipamentos de proteção e esgotamento físico e mental dos profissionais da saúde.
"Nós não cuidamos de quem cuida da gente", resumiu Maria Helena Machado.
O estudo se baseou em dados do Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Enfermagem e Fiocruz. De acordo com a pesquisa, no período de março de 2020 a março de 2021, a covid-19 levou à morte 622 médicos, 200 enfermeiros e 470 auxiliares e técnicos de enfermagem.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.