O Tarde Nacional - Amazônia de hoje trouxe um assunto recorrente para muitas pessoas, principalmente os homens. Para tirar dúvidas sobre a gota, doença inflamatória que ocorre quando o ácido úrico no sangue está acima do nível considerado normal, batemos um papo com o reumatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Marco Antonio Araújo da Rocha Loures.
Segundo ele, quando esse material está em excesso é que ele (o ácido úrico) começa a se depositar nas articulações. O que leva a um processo inflamatório de muita dor.
"Claro, existem várias causas para que isso aconteça. Nas primárias, a pessoa já nasce com um fator genético de produção aumentada desse ácido úrico. E a secundária são várias doenças que aumentam essa produção. Alguns medicamentos também podem elevar esse ácido úrico, como é o caso de alguns diuréticos."
O médico mencionou ainda as crises agudas que começam geralmente nos dedos dos pés. E recomendou a ingestão de água para que se possa eliminar, mais facilmente, esse excesso.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.