Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE)

A seletividade pode se dar por conta da aparência, da cor, da textura, do odor, do gosto e até da temperatura dos alimentos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 24/02/2023 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre o Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo, uma condição que leva a uma intensa seletividade ou evitação de determinadas comidas. O entrevistado foi o psiquiatra especialista em transtornos alimentares, Vivaldo Ferreira. 

Ele explicou que o transtorno é bastante frequente em pessoas autistas ou com TPS (Transtorno do Processamento Sensorial), mas também pode ocorrer em adultos e crianças típicas. E ressaltou que, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de frescura ou preferência alimentar, e sim de um transtorno que causa nojo, ânsia, vômitos e gera ansiedade. 

A seletividade pode se dar por conta da aparência, da cor, da textura, do odor, do gosto e até da temperatura dos alimentos. Segundo Vivaldo Ferreira, é importante que o paciente seja acolhido, assim como sua família. Em relação ao tratamento, o médico ressaltou que cada caso deve ser avaliado individualmente, podendo haver a necessidade de acompanhamento multidisciplinar. 

O especialista também falou sobre o que não deve ser feito com relação ao transtorno, como, por exemplo, pressionar, traumatizar, barganhar ou deixar a criança com fome (na tentativa de aumentar o apetite). 

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 24/02/2023 - 20:50

Mais do programa