O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre fobias, que são medos exacerbados que podem ou não estar associados a transtornos de ansiedade. A entrevistada foi a psicóloga especializada no atendimento de fobias, Daniela Franzen.
Segundo a especialista, o problema atinge cerca de 11% da população mundial e, geralmente, tem raízes na infância, não necessariamente tendo ligação com um trauma ou motivo específico. Ela explicou que a fobia faz com que a pessoa evite situações que a exponham ao medo, o que pode gerar prejuízos sociais e psicológicos.
A entrevistada citou o caso de um paciente com fobia de elevador, que deixava de visitar parentes que morassem em andares mais altos ou evitava marcar consultas em edifícios sem acesso pela escada. E outro, uma criança, que por ter fobia de cachorro não conseguia entrar na casa de uma tia, mesmo sabendo que o cão da família era de pequeno porte e inofensivo.
Segundo Daniela, o tratamento das fobias se dá, na grande parte dos casos, por meio da psicoterapia, com ótimos resultados. Mas ela ressalta que para reverter os gatilhos leva tempo, sendo fundamental o acolhimento dos pacientes nesse processo.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.