Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo relaciona aumento nos casos de malária e o garimpo ilegal em Roraima

Confira entrevista com a farmacêutica bioquímica e primeira autora do artigo, Jacqueline de Aguiar Barros

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 25/04/2023 - 19:04

No Dia Mundial da Luta contra a Malária, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a relação entre o aumento nos casos da doença e o garimpo ilegal em Roraima. O estudo é resultado de um trabalho de parceria entre a Universidade Federal de Roraima, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte), a Fiocruz, a Secretaria de Saúde de Roraima e o Ministério da Saúde. A entrevistada foi a farmacêutica bioquímica e primeira autora do artigo, Jacqueline de Aguiar Barros. Ela é doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia na Rede Bionorte (UFRR) e servidora do Núcleo de Controle da Malária da Secretaria de Saúde de Roraima.  
 
Ela explicou que o crescimento do número de casos de malária no Estado está relacionado a dois fatores: a imigração de venezuelanos e o grande aumento dos garimpos ilegais na área indígena Yanomami. 

Segundo a pesquisadora, existe ainda o agravante dos garimpeiros não fazerem o tratamento correto para a malária, o que mascara os sintomas e não interrompe o ciclo de transmissão da doença. Jacqueline Barros acredita que o estudo pode nortear as estratégias para erradicação da malária na região, apontando para ações em diferentes áreas de atuação, e não só na de saúde. 

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra! 
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 25/04/2023 - 19:04

Mais do programa