O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a saúde de indígenas que vivem fora das aldeias, nos centros urbanos. O entrevistado foi Rodrigo Tobias, pesquisador da Fiocruz Amazônia e coordenador do Projeto Manaós de Saúde Indígena.
O projeto realiza uma série de atividades voltadas para as 750 famílias de 35 etnias que vivem no Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus, no Amazonas.
Segundo Rodrigo Tobias, é fundamental que sejam reunidas informações sobre a saúde dessas populações, para que se invista em políticas públicas que atendam a esse público em específico. Ele salientou que é preciso saber os motivos que fizeram com que esses indígenas deixassem suas aldeias e também entender as mudanças de hábitos, inclusive os alimentares.
O coordenador explicou que, na primeira fase do projeto, foi feito um levantamento dos principais agravos de saúde que acometem essa população. Na segunda fase, que ainda está em andamento, objetivo é investigar a prevalência de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.
O pesquisador contou, ainda, que faz parte do projeto a criação de uma unidade de saúde culturalmente diferenciada, com espaços para reuniões entre os indígenas e espaços para os pajés, promovendo um encontro entre a ciência, a medicina e os saberes tradicionais. A previsão é de que, até o final de junho, a UBS esteja funcionando em Manaus.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.