No Dia Internacional de Combate ao Glaucoma, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre essa doença, que é considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O entrevistado foi o presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, Roberto Galvão Filho.
Ele explicou que o glaucoma é uma doença que acomete o nervo do olho, principalmente por causa do aumento da pressão intraocular. Esse aumento da pressão danifica o nervo ótico, que deixa de passar informação de luz e imagem para o cérebro. Então, o campo visual vai desaparecendo da periferia para o centro de uma forma irreversível.
O médico alertou para o fato da doença ser silenciosa: quando aparecem os sintomas, geralmente o paciente já perdeu 60% da visão. Por isso, ele ressaltou a importância da visita frequente ao oftalmologista. Roberto Galvão Filho falou, ainda, sobre os possíveis tratamentos e os fatores de risco associados à doença.
Clique no player acima e ouça a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.