Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial sem Tabaco: especialista comenta impactos na saúde e no meio ambiente

Mote da campanha deste ano é "Cultive alimentos, não tabaco". No Brasil, 357 mil hectares são destinados a essa cultura

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 31/05/2023 - 15:00

No Dia Mundial sem Tabaco, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os impactos do cigarro na saúde e no meio ambiente. A entrevistada foi a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Fiocruz, Silvana Rubano Turci. 

Ela ressaltou que, apesar da redução do consumo no Brasil, o número de mortes ainda é alarmante: cerca de 443 pessoas perdem a vida, todos os dias, por doenças associadas ao tabaco. Silvana Turci reforçou que o Sistema Único de Saúde (SUS) possui tratamento gratuito para aqueles que decidem largar o vício.

Para além dos malefícios à saúde, a especialista comentou a problemática do plantio de tabaco e os impactos gerados ao meio ambiente. O mote da campanha da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) deste ano, inclusive, é "Cultive alimentos, não tabaco". Segundo ela, 5% do desmatamento no mundo é causado pelo plantio do tabaco, enquanto no Brasil, 357 mil hectares se destinam a essa cultura. 

"É uma quantidade muito grande de terra usada para um produto que ninguém vai comer, e que ninguém vai se beneficiar. Os únicos que se beneficiam são realmente as empresas de tabaco", afirmou.

Clique no player acima para ouvir a entrevista completa. 

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 31/05/2023 - 18:17

Mais do programa