Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mineração ilegal causa impacto em área 40 vezes maior do que local do garimpo

Estimativa é um dos alertas a serem levados, nesta semana, à Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 09/05/2023 - 16:00

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre o impacto da contaminação por mercúrio no meio ambiente e na saúde das pessoas. O entrevistado foi o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a Região Norte, Adalberto Val. Ele vai coordenar, nesta terça-feira (10), a sessão plenária sobre qualidade ambiental, políticas públicas e saúde dos povos originários durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que acontece até o dia 11 de maio no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

Adalberto Val ressaltou a importância de levar o assunto da mineração ilegal pra um evento de repercussão internacional, já que a questão da contaminação dos povos originários é urgente. Ele explicou em que níveis os metais usados nos garimpos atingem a saúde humana e animal e degradam o meio ambiente. Segundo ele, estima-se que esse impacto alcance uma área 40 vezes maior do que o local especifico em que está ocorrendo a mineração.  
  
Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 10/05/2023 - 16:56

Mais do programa