Na véspera do Dia Mundial de Prevenção de Quedas (23), o Tarde Nacional – Amazônia conversou com a especialista em geriatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Ronny Roselly Domingos, sobre os riscos desse tipo de acidente, principalmente para as pessoas idosas.
De acordo com a médica, aproximadamente 30% das pessoas com mais de 60 anos caem a cada ano. Esse número aumenta para 35% a 40% se forem consideradas pessoas acima dos 70 anos, e o percentual é ainda maior entre aqueles com mais de 80 anos.
“São números muito alarmantes, especialmente se a gente imaginar que eles ainda podem ser subnotificados e que as pessoas caem ainda mais. E sabendo que cada queda é um risco de complicação, de uma fratura, de uma escoriação mais grave e até de um traumatismo craniano”, alertou a especialista.
Ronny Roselly Domingos ressaltou a importância de prevenir as quedas e listou alguns cuidados fundamentais para evitar esse tipo de acidente.
Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.