Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fumantes passivos estão sujeitos às mesmas doenças que acometem aqueles que fumam ativamente

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, especialista ressaltou os malefícios do cigarro para quem convive com os fumantes

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 29/08/2023 - 16:36

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os prejuízos à saúde do fumante passivo. A entrevistada foi a Chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Maria José Domingues da Silva Giongo.  

Ela explicou que a fumaça do cigarro libera milhares de substâncias tóxicas no ambiente e que pode causar no fumante passivo as mesmas doenças que acometem aqueles que fumam ativamente. Segundo a especialista, o mesmo se aplica a pessoas que respiram passivamente o vapor dos cigarros eletrônicos. Ela ressaltou que os fumantes devem ter consciência de que a decisão de fumar impacta na vida de outras pessoas. 

Maria José Giongo frisou que sempre é tempo de parar de fumar e que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito pra quem precisa de ajuda.
 
Clique no player acima para ouvir a entrevista.
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.

Criado em 29/08/2023 - 16:37

Mais do programa