No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre os prejuízos à saúde do fumante passivo. A entrevistada foi a Chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Maria José Domingues da Silva Giongo.
Ela explicou que a fumaça do cigarro libera milhares de substâncias tóxicas no ambiente e que pode causar no fumante passivo as mesmas doenças que acometem aqueles que fumam ativamente. Segundo a especialista, o mesmo se aplica a pessoas que respiram passivamente o vapor dos cigarros eletrônicos. Ela ressaltou que os fumantes devem ter consciência de que a decisão de fumar impacta na vida de outras pessoas.
Maria José Giongo frisou que sempre é tempo de parar de fumar e que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito pra quem precisa de ajuda.
Clique no player acima para ouvir a entrevista.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.