O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre um projeto que vai estudar diferentes espécies de insetos presentes na Amazônia. O entrevistado foi o biólogo e professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Dalton de Souza Amorim. Ele é o coordenador do projeto "Biodiversidade de insetos em uma floresta tropical amazônica – Riqueza de espécies, estrutura vertical e turnover faunístico", junto com o professor José Albertino Rafael, do Inpa.
Dalton Amorim explicou algumas das estratégias que serão usadas para a coleta dos insetos, desde o uso de carnes e frutas podres até grandes armadilhas para capturar as espécies voadoras. Segundo ele, somente assim será possível contemplar a ampla diversidade de espécies, já que os insetos que habitam o solo não são os mesmos que habitam as copas das árvores, por exemplo. Após a coleta, os espécimes terão seus DNAs sequenciados.
Para o biólogo, o estudo pode dar uma estimativa mais aproximada da quantidade e da diversidade de insetos na Amazônia. O projeto, que vai envolver cerca de 500 pesquisadores ao longo de 5 anos, poderá ser acompanhado pelo twitter @zf2_insectdiv mesmo antes dos resultados finais.
Quer saber mais? Então clique no player acima para ouvir a entrevista.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.