O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (18) falou sobre os prejuízos à saúde causados pela fumaça tóxica da poluição e das queimadas, a exemplo do que vem ocorrendo na cidade de Manaus (a capital amazonense chegou a alcançar, na última semana, o segundo pior lugar do mundo em qualidade do ar). O entrevistado foi o pneumologista e coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia (SBPT), Eduardo Algranti.
O médico explicou que a saúde da população pode ser impactada pelo ar contaminado tanto a curto quanto a longo prazo, e ressaltou que a poluição como um todo é responsável por doenças respiratórias, cardíacas e pelo câncer de pulmão. Sobre o caso específico de Manaus, o especialista recomendou, quando possível, que as pessoas evitem exposição à fumaça, evitem também realizar atividades físicas ao ar livre, bebam muita água e usem máscara PFF2 sempre que precisarem ir à rua (a máscara evita a inalação excessiva de partículas nocivas, mas não serve de barreira para os gases tóxicos).
O médico também reforçou que, em caso de dificuldade para respirar e dor no peito, é importante que a pessoa busque ajuda de um serviço de emergência. Caso o paciente sinta outros sintomas, ele indicou a busca por profissional de saúde especializado.
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.