Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda a disforia sensível à rejeição

Termo diz respeito a uma reação emocional intensa à crítica e costuma estar associado ao autismo e ao TDAH

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 23/11/2023 - 12:07

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (22) falou sobre a disforia sensível à rejeição. A entrevistada foi a médica especialista em autismo, TDAH e demais transtornos do desenvolvimento, Raquel Del Monde.

Ela explicou que esse termo diz respeito a uma reação emocional intensa à rejeição e à crítica. E apesar da disforia comumente estar associada ao autismo e ao TDAH, pode estar presente como padrão comportamental em pessoas típicas também.

A médica ressaltou que a Disforia Sensível à Rejeição não é um diagnóstico, mas costuma trazer prejuízos sociais e emocionais, fazendo surgir sentimentos de julgamento, tristeza, vergonha e medo de rejeição. Por isso, segundo ela, é importante que a pessoa identifique e entenda esse padrão para buscar ajuda e melhorar sua capacidade de regulação emocional.

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.

Criado em 23/11/2023 - 12:18

Mais do programa