No Dia da Consciência Negra, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre importância da educação na luta contra o racismo. A entrevistada foi a doutora em psicologia e cofundadora do Ninho de Infância Afrikana, Vanessa Meneses de Andrade.
Ela falou sobre o papel das famílias e das escolas na missão de criar crianças antirracistas. E explicou que, tanto para crianças negras quanto para brancas, o ideal é iniciar esse diálogo pela valorização da história do povo negro, "que não começa a bordo de um navio negreiro". "A gente precisa apresentar para as nossas crianças a nossa verdadeira história. E muitos de nós não conhecemos essa história. Então, nesse processo, a gente também está se reeducando a partir de uma outra perspectiva", afirmou.
A psicóloga ressaltou, também, a importância de apresentar, num segundo momento, às crianças a violência do racismo, sempre de acordo com o limite cognitivo e emocional de cada uma. "Mais do que falar sobre, é a forma como os pais, em especial os pais brancos, convivem com pessoas negras. Quais as relações que são mantidas com essas pessoas?".
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.