O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (8) falou sobre um estudo que constatou 100% de eficácia no uso de três fungos da Amazônia para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. O entrevistado foi o doutorando pelo programa de pós graduação em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Gleison Rafael.
Ele explicou como os fungos matam as larvas do mosquito em até 4 dias e ressaltou que a vantagem do uso desse bioativo da própria floresta poderá ser a redução do impacto ambiental. Gleison Rafael falou também sobre as próximas etapas da pesquisa e sobre a perspectiva de gerar um produto acessível à população, já que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são um grande problema de saúde pública na Amazônia e no Brasil.
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Re