Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que fazer em caso de picada de aranha

Especialista falou sobre os gêneros mais perigosos e deu dicas de como evitar esse tipo de acidente

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 06/12/2023 - 18:11

O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (06) falou sobre acidentes com aranhas. A entrevistada foi a professora e aracnóloga, Kassia Madaleno.  

Ela explicou que, no Brasil, existem três gêneros de aranhas nocivas por conta de suas toxinas. E alertou que uma delas, a aranha marrom, costuma ser subestimada pelas pessoas, por ser pequena e pelos sintomas do seu veneno demorarem alguns dias para aparecer. Por isso, segundo a especialista, em caso de picada, o ideal é buscar um serviço de saúde e, se possível, levar o animal em um recipiente ou uma foto.

A professora deu dicas de como evitar os acidentes, como por exemplo fechar armários, vedar ralos, não deixar sapatos nas áreas externas e sempre verificar calçados e roupas antes de usá-los. Ela também alertou sobre o que não deve ser feito caso alguém seja picado, como torniquetes, pressão, sucção ou compressas.

Quer saber mais? Então clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.

Criado em 06/12/2023 - 18:11

Mais do programa