Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Endometriose pode levar à infertilidade

Segundo especialista, cerca de 7 milhões de brasileiras têm a doença

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/03/2024 - 18:43

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (19) falou sobre a endometriose, uma doença inflamatória causada pela presença de células do endométrio fora do útero. A entrevistada foi a ginecologista Márcia Mendonça. Ela é vice-presidente da Comissão de Endometriose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Ela explicou que a doença é benigna e tem tratamento, mas, para isso, é importante que seja feito o diagnóstico correto. Segundo a ginecologista, é importante que as mulheres estejam atentas aos sintomas como dor pélvica, dor durante a relação sexual e, principalmente, cólicas fortes durante a menstruação.

Márcia Mendonça frisou que a dor não deve ser normalizada e que a parceria do médico com paciente é fundamental. Ela ressaltou que a doença impacta a qualidade de vida das mulheres e pode levá-las a um quadro de infertilidade. Segundo a especialista, cerca de 7 milhões de brasileiras têm endometriose, número que pode ser maior graças à subnotificação.

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia

Criado em 19/03/2024 - 18:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa