O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (19) falou sobre a endometriose, uma doença inflamatória causada pela presença de células do endométrio fora do útero. A entrevistada foi a ginecologista Márcia Mendonça. Ela é vice-presidente da Comissão de Endometriose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Ela explicou que a doença é benigna e tem tratamento, mas, para isso, é importante que seja feito o diagnóstico correto. Segundo a ginecologista, é importante que as mulheres estejam atentas aos sintomas como dor pélvica, dor durante a relação sexual e, principalmente, cólicas fortes durante a menstruação.
Márcia Mendonça frisou que a dor não deve ser normalizada e que a parceria do médico com paciente é fundamental. Ela ressaltou que a doença impacta a qualidade de vida das mulheres e pode levá-las a um quadro de infertilidade. Segundo a especialista, cerca de 7 milhões de brasileiras têm endometriose, número que pode ser maior graças à subnotificação.
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia