No Dia Internacional das Mulheres (8) o Tarde Nacional – Amazônia conversou com a ativista indígena e cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (AnMIGA), Simone Karipuna. Ela também é coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e norte do Pará.
Ela falou sobre o empoderamento e o protagonismo das mulheres indígenas: “Nós temos essa força da nossa ancestralidade que nos dá essa responsabilidade de sempre pensar no coletivo, de sempre construir não só para nós, mas de construir para agora, para depois e para o futuro. E quando a gente pensa nesse processo de construção, a gente pensa em cuidar das outras mulheres, cuidar da outra que está frágil, cuidar de proteger o nosso território das invasões, proteger dos grandes empreendimentos que estão postos aí, e também proteger da grande violência que está assolando o nosso território e as nossas vidas, as nossas mulheres e as nossas manas”, ressaltou Simone.
A ativista comentou, ainda, sobre os temas das lives que serão realizadas ao longo do mês, dentro da programação do Março das Originárias.
Quer saber mais? Então clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.