Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda como preservar sua voz

No Dia Mundial da Voz, o Tarde Nacional - Amazônia conversou com o médico otorrinolaringologista Marcos Sarvat

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/04/2024 - 16:18

No Dia Mundial da Voz (16), o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre os principais cuidados que devemos ter para preservar a nossa saúde vocal. O entrevistado foi o médico otorrinolaringologista, Marcos Sarvat. Ele é membro da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Ele explicou que, de maneira geral, a voz deve ser estável e resistente, e que oscilações frequentes devem ser investigadas por um especialista. Entre os principais fatores que podem levar a problemas vocais, o médico citou a privação de sono, a tensão emocional constante, a falta de hidratação adequada, a exposição à poluição, os casos de refluxo e a combinação de álcool e cigarro. Além disso, Marcos Sarvat ressaltou que o mau uso da voz pode levar a lesões nas cordas vocais e até a necessidade de cirurgia no local.

O médico deu dicas de como preservar a voz, principalmente para pessoas que a usam como instrumento de trabalho, e falou também da importância de descansos vocais ocasionais.

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista na íntegra.
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 16/04/2024 - 16:19

Mais do programa