O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (22), Dia Nacional da Tontura, conversou com a otorrinolaringologista e otoneurologista Silvana Maziviero. Ela também é especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e diretora regional Norte da Academia Brasileira de Otoneurologia.
A médica falou sobre a importância de uma boa investigação da tontura, que na verdade é um sintoma que pode estar ligado a diversas condições de saúde, desde uma enxaqueca até uma isquemia. Segundo ela, a tontura deve ser sempre considerada pelo médico e pelo paciente, mesmo que não seja frequente. O ideal é que o paciente tente relatar todo tipo de desconforto ou hábitos num atendimento médico, já que essas informações podem ser pistas importantes de possíveis causas do problema.
A especialista também tirou dúvidas dos ouvintes e falou sobre a relação da tontura com o estresse, com algumas atividades físicas de alto impacto e com alterações hormonais, como as da menopausa.
Clique no player acima para conferir a entrevista.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.