O Tarde Nacional – Amazônia desta sexta-feira (24) falou sobre o glaucoma, uma doença geralmente causada pelo aumento da pressão intraocular, o que lesiona o nervo óptico e compromete a visão. O entrevistado foi o ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e coordenador da campanha 24h pelo Glaucoma, Cristiano Caixeta.
Ele explicou que o glaucoma é uma doença crônica, que não apresenta sinais ou sintomas nas fases iniciais. Como a perda da visão ocorre da periferia para o centro, quando a pessoa começa a perceber o comprometimento da visão, muitas vezes a doença já está numa fase avançada. É uma doença silenciosa e muito agressiva que, se não tratada, pode levar à cegueira.
“Importante a gente dizer que o glaucoma não tem cura, mas ele tem controle. Por isso é tão importante o diagnóstico e a avaliação correta com o médico oftalmologista”, ressaltou Cristiano Caixeta.
O médico falou, ainda, do acesso gratuito aos tratamentos medicamentosos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, e convidou os ouvintes para acompanharem a programação do evento online "24 Horas pelo Glaucoma", que acontecerá a partir das 9h deste sábado (25) nas redes sociais do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A iniciativa, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, vai reunir oftalmologistas, celebridades e pacientes para discutir sobre o glaucoma e conscientizar a população sobre a doença.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.