Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo analisa eficácia dos métodos caseiros de tratamento de água na Amazônia

Pesquisa foi feita em 3 comunidades ribeirinhas de várzea das reservas Mamirauá e Amanã, no Amazonas

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 31/07/2024 - 15:30

O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (31) falou sobre um estudo que analisou a eficácia dos métodos caseiros usados por ribeirinhos da Amazônia para tratar a água da chuva e dos rios para o consumo. O entrevistado foi o doutor e engenheiro ambiental, Leonardo Capeleto. Ele é pesquisador associado do Instituto Mamirauá e posdoc na Universidade de São Paulo (USP).
 
Ele contou que a pesquisa foi feita em 3 comunidades ribeirinhas de várzea das reservas Mamirauá e Amanã, no Amazonas. Os métodos caseiros analisados foram a coagem em pano, a sedimentação e a cloração (uso do cloro como desinfetante), em diversas combinações. Segundo Capeleto, alguns resultados chamaram a atenção dos pesquisadores, principalmente quanto à ineficácia da coagem (por causa da contaminação dos tecidos utilizados) e com relação à água captada da chuva, que se mostrou contaminada por causa das calhas e dos recipientes de armazenagem. 

O engenheiro ambiental também explicou qual a melhor combinação de tratamentos caseiros e falou do desafio do acesso à água tanto no dia a dia de diversas comunidades do Brasil quanto em eventos climáticos extremos, como a seca severa e as enchentes.

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.
 
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 31/07/2024 - 17:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa