O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (19) falou sobre os principais fatos que aconteceram na área ambiental em 2024 e sobre as perspectivas para 2025. O entrevistado foi o engenheiro florestal André Ferretti. Ele é gerente sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Ferretti relembrou eventos climáticos extremos como as inundações no Rio Grande do Sul, a seca na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal e a fumaça das queimadas que se espalhou pelo país. Segundo ele, os impactos desses acontecimentos tiveram grande relevância nas discussões sobre o clima, assim como as medidas urgentes de adaptação.
O entrevistado explicou, também, o que são as "Soluções Baseadas na Natureza" e de que forma elas apareceram nas conferências climáticas. Ele falou, ainda, sobre as expectativas com relação à COP 30, que vai acontecer na Amazônia, e sobre os possíveis desafios que o encontro deverá enfrentar.
Clique no player acima para conferir na íntegra.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.