O Tarde Nacional - Brasília recebeu em seus estúdios o músico, cineasta e fundador da banda brasiliense O Pirata do Espaço, Péterson Paim, para falar sobre seu mais novo projeto, um filme sobre "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. A ideia é fazer uma versão adulta e futurista no longa "Réquiem Para Dona Benta".
Ouça no player abaixo a entrevista completa:
De acordo com Péterson, o roteiro tem a essência das histórias de Lobato, mas com uma realidade alternativa. Na história, Pedrinho e Narizinho chegam à idade adulta, com Dona Benta já falecida. O sítio está sendo arrendado para especulação imobiliária, além de estar numa área de preservação ambiental. Os seres folclóricos se irritam com a situação e começam a se rebelar contra os humanos.
"A produção será bem crítica e atual para o momento em que vivemos. Vamos rodar em Brasília e em cavernas de Goiás”, pontua o cineasta.
No enredo, alguns personagens como o Saci, a Cuca e a Mula sem Cabeça estarão de volta. Narizinho e Pedrinho estarão na faixa dos 45 anos e vão lutar pela defesa do meio ambiente, principalmente contra a destruição das nascentes.
As filmagens serão em 2020, mas os testes já começaram. A classificação indicativa deve ser de 16 anos, segundo o diretor.
O Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.