Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Educadora fala sobre o projeto Leitura em Voz Alta na Escola

Trabalho em sala de aula, com turmas do 6º e 7º ano, é fruto de pesquisa em Doutorado da professora Maria Fátima de Melo

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 27/09/2019 - 16:00

O Tarde Nacional - Brasília desta quinta-feira (26) foi conhecer o projeto Leitura em Voz Alta na Escola, da doutoranda em Linguística na Universidade Federal de Uberlândia e professora de Educação Básica no município de Valparaíso/GO, Maria de Fátima de Melo. Mas o que é isso? 

"É um desafio muito grande fazer a leitura em voz alta devido a quantidade de alunos. Sou professora do 6º e 7º ano e nesse primeiro momento a gente decidiu trabalhar com leitura só que com o professor lendo. Já no 8º e 9º ano a gente passa para os alunos começarem a ler porque aí eles já estarão acostumados. Porque a leitura em voz alta é um recurso, uma modalidade de leitura que pode provocar uma escuta atenta. E essa escuta atenta que possibilita a retenção desse conhecimento, e principalmente a reflexão e a expressão dessa reflexão. Eu tava vendo um estudo na Universidade do Canadá que ler em voz alta ajuda a colocar as palavras na memória de longo prazo", esclarece a educadora.

Na entrevista ela fala mais sobre seu estudo onde emoção e memória se interligam para a compreensão da leitura. E conta ainda algumas reflexões dos alunos. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Tarde Nacional - Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 27/09/2019 - 16:57 e atualizado em 27/09/2019 - 16:56

Mais do programa