Você já ouviu falar na Síndrome do Impostor? Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Nathália Camacho, coach de desenvolvimento pessoal e profissional nos EUA, especializada em Psicologia Positiva e Coaching de Carreira.
A síndrome foi descrita pela primeira vez em 1978, duas psicólogas estudavam um grupo de 150 mulheres de sucesso profissional e reconhecidas. Essas mulheres tinham muitas dificuldades de reconhecer os próprios méritos por suas conquistas, seu o maior medo era ser "desmascarada", descoberta como uma fraude.
A síndrome do impostor é um padrão psicológico onde a pessoa dúvida das próprias habilidades, talentos e conquistas e tem um grande medo de ser exposta. O paciente com esta síndrome sente que há qualquer momento vão descobrir que ela não é tudo o que passa para as pessoas, atribui as conquistas a sorte, ao acaso aos outros.
Uma das coisas importantes é que a síndrome do impostor ainda não é considerada como uma doença e acredita-se que 70% das pessoas já tiveram ou tem a síndrome. Para a entrevistada é importante que quem está com este problema procure o autoconhecimento para identificar que está sofrendo da síndrome e tentar se libertar dela.
O Tarde Nacional Brasília vai ao ar de segunda a sexta no horário de 15h às 17h pela Rádio Nacional de Brasília.