Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial do Hip Hop: conheça o papel do movimento nas comunidades

O movimento atua como uma cultura de resistência das periferias

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 12/11/2024 - 15:00

O Dia Mundial do Hip Hop é celebrado nesta terça-feira (12). O movimento surgiu na década de 1970 entre as comunidades afro-americanas do Bronx, no subúrbio de Nova York. Além da música, essa manifestação artística também é representada pela dança, pelo grafite e os DJs.

O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu na região do bairro da República com as batalhas de breakdance, na década de 1980. Depois, se espalhou pelo país, tendo como base a denúncia de injustiças sociais e a luta das comunidades.

No Distrito Federal, o hip hop ganhou destaque com as batalhas de MCs, como a do Calango Pensante e a do Museu.

Para falar mais sobre a história e a trajetória do hip hop, o Tarde Nacional conversa com os artistas Rivas e Steve Jones, mais conhecido como B.Boy.

Os dois destacaram que o hip hop é uma linguagem direta com as periferias, que veio para resgatar as pessoas excluídas e que vivem à margem da sociedade. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 12/11/2024 - 16:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa