Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia do Fico: saiba o significado dessa data hitórica

Professora de história explica que D. Pedro Primeiro não queria voltar

O dia 9 de janeiro ficou conhecido como Dia do Fico porque o principe regente do Brasil D. Pedro I decidiu permancer no Brasil, contrariando a ordens da Coroa Potuguesa para que ele saísse do país. A professora do Departamento de História da Universidade de Brasília, Nelma Brilhante Rodrigues, lembra que a data está relacionada um processo complexo que começou em 1820 e vai até 1822 com a nossa independência. “Na verdade, quando se discutia no momento do Fico, em janeiro de 1822, não era ainda a separação de Brasil e Portugal. O que se pensava, na realidade, era como manter o império português do qual o Brasil fazia parte.” Disse a professora.

 

 

Nelma Brilhante explica que o Dia do Fico aconteceu quando no final de dezembro de 1821, as cortes portuguesas mandam um decreto exigindo o retorno de Dom Pedro I. Ele então dá sinais que vai obedecer e manda carta para o pai informando que está tomando providências para a viagem, mas começa a haver um apelo para que ele fique no Brasil. Até um abaixo-assinado foi feito em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Então D. Pedro I acaba falando para o pai que não vai voltar, mas justificando isto como um passo para evitar a independência e a fragmentação do reino do Brasil.

 

 

Isto não é tido como um início do processo da independência, mas como um passo para evitar que ela ocorresse.

 

 

Saiba mais sobre a história do Brasil, o Dia do Fico, a Independência, nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, na Rádio Nacional de Brasília, a com a jornalista Fátima Santos.

 

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

ouça outras edições do programa aqui



Criado em 09/01/2015 - 19:33 e atualizado em 13/01/2015 - 18:48