Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Plantão alerta para educação de crianças com deficiência no DF

O plantão Escola Para Todos, da Defensoria Pública, vai atuar nesta

A Defensoria Pública do Distrito Federal promove, nesta sexta-feira (09), o plantão Escola Para Todos, que visa dar orientações sobre educação para crianças com deficiência nas escolas públicas do DF. O plantão acontecerá das nove horas da manhã às cinco horas da tarde, na Rodoviária de Brasília.

 

Ouça também:

 

Nacional Jovem fala sobre direito à educação a pessoas com deficiência

 

Para falar sobre a iniciativa, o programa Tarde Nacional conversou com o defensor público Ricardo Batista Sousa, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os principais objetivos da ação e de que forma deverão ser repassadas as orientações para os cidadãos brasilienses.

 

Ricardo Batista Sousa explicou que, muitas vezes, há dificuldades para os pais matricularem seus filhos com deficiência no ensino regular. O pretexto é de que não existe acompanhamento pedagógico específico ou não há estrutura. No entanto, o defensor público ressaltou que a lei garante o acesso de crianças com deficiência ao ensino regular e que as escolas têm o dever constitucional de prover as condições necessárias para isto.

 

Por este motivo, o plantão Escola Para Todos visa orientar as pessoas sobre quais os caminhos corretos e sobre os prazos na rede de ensino para a matrícula. Caso seja necessário buscar medidas judiciais, a Defensoria Pública oferece esses serviços também nos seus Núcleos de Atendimento.

 

Ricardo Batista destacou, ainda, que o acesso à escola é universal e não faz distinção de idade entre pessoas com deficiência. Ao contrário disso, privilegia a participação inclusiva, junto com todos os alunos, e obriga a escola a dar apoio necessário para esta integração.

 

Saiba mais sobre o plantão Escola Para Todos nesta entrevista ao programa Tarde Nacional.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é da jornalista Fátima Santos.



Criado em 08/01/2015 - 20:18 e atualizado em 09/01/2015 - 11:52