Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Rede das Rádios EBC aborda o assunto neste Dia Mundial de Combate à

O programa Tarde Nacional realizou nesta terça-feira uma rede reunindo as Rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia. Sobre o assunto, as apresentadoras conversaram com a médica Fernanda Mello, diretora do Instituto de Doenças do Tórax da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora da Faculdade de Medicina e coordenadora da Comissão de Tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

 

Confira também: Tuberculose ainda é um dos prinicpais problemas de saúde pública no país

 

Em 2014 foram registrados no Brasil 33,5 casos por 1.000 habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde. Além disso, dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 22 países concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo, e o Brasil faz parte deste grupo, ocupando a 16ª posição.

 

Segundo a entrevistada, a média de casos infelizmente ainda é muito alto no Brasil. Além disso, alguns estados, como o Rio de Janeiro, apresentam uma taxa que chega a ser o dobro da média nacional e outros estados também têm taxas elevadas em populações de rua e de vulnerabilidade social.

 

A tuberculose está relacionada com a imunidade do indivíduo: quanto mais baixa, maior a chance de desenvolver a doença ao entrar em contato com o bacilo que pode estar no ar. Indívíduos que vivem com HIV, os indígenas e populações mais vulneráveis, que tem comprometimento nutricional, uso do tabaco e bebidas alcóolicas, são os principais facilitadores para a doença.

 

Acompanhe a entrevista nesta rede das Rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro, sobre o contágio, sintomas, tratamento, os tipos da doença e a situação em todo país, com as jornalistas Fátima Santos, Juliana Maya e Luciana Vale.



Criado em 24/03/2015 - 21:53 e atualizado em 24/03/2015 - 19:59