O Instituto Lado a Lado pela Vida lança a campanha "Xi... Escapou". É um programa de conscientização sobre incontinência urinária.
O diretor do setor de neurologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo e integrante do board científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, Paulo Rodrigues, esclarece que a incontinência urinária pode acontecer em ambos os sexos e todas as faixas etárias. "Até mesmo crianças, recém-nascidos e pessoas da terceira idade tem a prevalência das perdas urinárias involuntárias bastante grande", diz Paulo.
O diretor explica que existem várias causas para o problema. A mais prevalente nas mulheres, vulgarmente chamada de bexiga caída, muitas vezes relacionadas a um parto mal assistido. Já nos homens está ligada ao crescimento da próstata
Paulo informa que existem dois grandes tipos de perda urinária, que é chamada de incontinência de estresse ou de esforço, ou seja, motivos pelos quais o paciente aumenta a pressão dentro da barriga. A outra é a bexiga imperativa, essa está relacionada a perda de urina, mas não pela pressão.
Alguns casos podem ser tratados por cirurgia e outros podem ser tratados por tratamentos fisioterápicos.
Saiba mais informações sobre incontinência urinária nesta entrevista ao Cotidiano.
O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília.