Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista da Andi avalia direitos infanto-juvenis na mídia

A Andi realiza um amplo programa de monitoramento de violações de

O Tarde Nacional desta terça-feira (3) realizou uma rede com as rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro para discutir direitos infanto-juvenis na mídia.

 

A entrevistada foi a especialista da Andi, Susana Varjão, a entidade realiza um amplo programa de monitoramento de violações de direitos em programas de rádio e TV, mobilizando diversas organizações da sociedade civil. Coordenada pela Andi, em parceria com o Ministério Público Federal, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação, a Artigo 19 e a Rede ANDI Brasil, a ação facilita a identificação e o enfrentamento desse tipo de ocorrência na mídia brasileira.

 

Para a especialista, a iniciativa é decorrente de forte demanda do movimento social brasileiro, provocada pela proliferação de narrativas midiáticas que violam direitos elementares previstos em lei. Segundo ela, muitas vezes essas violações aparecem em narrativas sobre violências e criminalidades, aparentemente classificadas como noticiosas e apelidadas de “policialescas” por especialistas e estudiosos do campo da comunicação de massa.

 


A estratégia consiste no desenvolvimento e implantação de tecnologia social que permita a identificação das violações e a infração às leis, tanto por comunicadores quanto pela sociedade em geral. Para isso, foi construída uma ferramenta de análise de mídia, que será empregada em extensa pesquisa a ser realizada em produções de rádio e TV nas diferentes regiões do País.

 


Todo o processo está sendo documentado e registrado na publicação “Guia de monitoramento de violações”, editada em três volumes. A publicação será lançada ainda este ano em seminário nacional, em Brasília. A coletânea vai referenciar os esforços empreendidos para harmonizar direitos na comunicação midiática.

 

 

Confira a íntegra da entrevista!



Criado em 03/03/2015 - 21:13 e atualizado em 03/03/2015 - 18:23