Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde nacional discute o uso das sacolas plásticas

Programa questiona o hábito do brasileiro de levar várias sacolas

O quadro  Sustentabilidade  no programa Tarde Nacional fala sobre o uso das sacolas plásticas e o material Biodegradável. Para falar sobre isto foi convidada a professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, Izabel Zaneti. "Nós temos um hábito cultural de ir ao supermercado e sair com muitas sacolas para casa". As pessoas compram umas fatias de queijo numa bandejinha de isopor e levam para casa a bandejinha, a sacola e o plástico filme que envolve o produto e "esses materiais ficam na natureza até mais de 100 anos para se degradar", alerta a professora

 

De acordo com Izabel Zaneti o problema é a composição da sacola plástica, feita com o polietileno de baixa densidade, porque ele se degrada em média em 100 anos. Ela destaca também que existem sacolas com o polietileno de alta densidade, que custa muito mais tempo para se degradar na natureza. 

 

 Na opinião da professora, as universidades devem pesquisar mais e trabalhar em tecnologias limpas, porque já existem sacolas biodegradávéis feitas a partir do milho, mas mesmo assim levam 6 meses para se degradar, entretanto o custo é  muito elevado. No entanto, à medida em que a pesquisa avança esse material vai se tornando mais barato e é muito mais interessante colocar as sacolinhas biodegradáveis do que as de polietileno.

 

Clique no player acima para ouvir a entrevista completa

 

Acompanhe as informações sobre o assunto, nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 06/05/2015 - 20:36 e atualizado em 07/05/2015 - 18:57