O Tarde Nacional desta terça-feira (26) conversou com o idealizador do aplicativo Carona Solidária, analista de Sistemas, Márcio Batista. Ele conta que a ideia surgiu dentro da universidade. "Sempre andando a pé ou de ônibus e observando os estacionamentos lotados e a grande maioria dos veículos com apenas uma pessoa, porque elas não tinham a cultura da carona, o me deixava incomodado", conta.
Daí surgiu a ideia de criar o aplicativo, usando a geolocalização, permitindo a oferta da carona de forma ágil e fácil e em tempo real. O então estudante procurou os colegas do curso, apresentou o projeto e ganhou a parceira dos estudantes e de um professor que gostou da ideia. Assim o projeto ganhou corpo e virou o aplicativo Carona Solidária.
Para o coordenador do projeto e do grupo de Pesquisa, Comportamento em Transporte e Novas Tecnologias, da Universidade de Brasília, professor Willy Gonzalez Taco, a iniciativa é muito importante em termos de sustentabilidade em transportes, por causa do aumento de veículos nas ruas. "Esta pode ser uma solução para a problemática da mobilidade".
O protótipo do aplicativo pode ser testado na página do Carona Solidária.
Confira esta entrevista sobre como utilizar o aplicativo Carona Solidária ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.