Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Com a chegada da seca, cresce a preocupação com as queimadas no DF

Corpo de Bombeiros dá início à Operação Verde Vivo, ainda no período

Todo ano o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal dá início à Operação Verde Vivo ainda no período de chuvas, para prevenir queimadas e incêndios. O major do Grupamento de Proteção Ambiental, Ronaldo Medeiros, explica que em uma primeira fase, a Operação Verde Viva visita todas as escolas e núcleos rurais e realiza um treinamento e capacitação. Em junho tem início a segunda fase, onde o Corpo de Bombeiros inicia a atuação na prevenção e combate das ocorrências de incêndios florestais.

 

Nesta fase, o número de militares vai aumentando progressivamente, de acordo com a demanada. Atualmente são 240 bombeiros divididos em 4 alas à disposição para as emergências em incêndios florestais, mas esse número pode chegar a 300 militares por dia atuando nessas ocorrências.

 

Segundo o major, as estatísticas indicam nos incêndios ocorrem mais em Brazlândia, Sobradinho, Planaltina e nas áreas de proteção e unidades de conservação, como o Parque Nacional, a Estação Ecológica de Águas Emendadas, o Jardim Botânico, a Fazenda Água Limpa da UnB e outras que fazem parte da reserva biológica do Cerrado.

 

O major do CBMDF diz que a principal causa dos incêndios florestais nesta época é a ação do homem no meio ambiente. Por algum motivo ele coloca fogo numa fazenda, não da forma correta, não pede autorização e sem os conhecimentos adequados, ele perde o controle desse fogo.

 

Saiba mais sobre como prevenir as queimadas e os incêndios florestais nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalaista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Queimadas no cerrado se intensificam no mês de agosto

Criado em 27/05/2015 - 21:47 e atualizado em 27/05/2015 - 18:33