Projeto "Gaia escola" busca formar educadores que estão incomodados com a forma como a educação está se conduzindo. Segundo uma das coordenadoras do Projeto Gaia Escola, Cláudia Passos Santana, o programa se baseia em 2 pilares: reconfiguração da prática escolar e as dimensões da sustentabilidade que são social, visão de mundo, econômica e ecológica, para qualquer educador formal ou não formal. Para reconfigurar a educação, se transformar numa pátria educadora não é uma proposta que se vincula apenas às estruturas formais de educação, mas uma missão para todos nós, analisa Cláudia Passos.
O programa é um curso de formação com encontros presenciais e à distância, onde são construídos os projetos pedagógicos desses educadores. Um conjunto de tutores acompanham todos os projetos e 20 facilitadores com os conteúdos específicos que vão colaborar no desenvolvimento e na elaboração dos projetos que vão ser aplicados na escola e na comunidade de educação.
Interessados devem buscar a página no facebook e em breve o será lançado o site ecohabitare.com.br.
Confira as informações sobre o projeto Gaia Escola nesta entrevista ao Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.